logotipo

VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Acontece entre 2 e 5 de julho o “III Encontro Internacional de Ensino de Ensino de História: memórias, sensibilidades e produção de saberes” e o “VIII Encontro Nacional PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA”, na UNICAMP, em Campinas, SP. Os dois eventos específicos da área de Ensino de História têm sido realizados no Brasil, em diferentes instituições, com o objetivo de contribuir para o debate, o diálogo, a formação permanente de professores e pesquisadores na área do ensino de História. Para informações e inscrições: e-mail:perspectivas2012@gmail.com e telefone: (55) (19) 3521-5677.

Do site do evento: “O tema escolhido para esta edição, “ENSINO DE HISTÓRIA: MEMÓRIA, SENSIBILIDADES E PRODUÇÃO DE SABERES”, representa um desdobramento das temáticas anteriormente já desenvolvidas. Buscamos articular às problemáticas do Ensino de História em âmbito nacional e internacional, remetendo-nos aos processos formativos, à história, às políticas, aos saberes e às práticas de ensino e à pesquisa e aprendizagem em História. Assim sendo, justificamos a realização de mais uma edição do “Perspectivas do Ensino de História” com a finalidade de propiciar o permanente diálogo entre os profissionais da área de História, do Ensino de História e da Educação. Buscamos estimular reflexões, produção e difusão de novos conhecimentos. Esperamos que o evento seja, de fato, um espaço de trocas, de formação, de cidadania entre sujeitos que vivem a educação em todas as suas dimensões e que buscam diálogos entre os seus companheiros ibero-americanos.”

Coordenação:
Profa. Dra. Ernesta Zamboni
Profa. Dra. Maria Carolina Bovério Galzerani
Presidente da Associação Brasileira do Ensino de História
Diretora do Centro de Memória da Unicamp

Valores
Associados da ABEH com anuidade em dia: R$70,00
Professores Universitários não sócios da ABEH: R$150,00
Alunos de Pós-graduação não sócios da ABEH: R$120,00
Professores de história e demais profissionais da educação básica: R$70,00
Alunos de graduação em história e pedagogia (mediante comprovação de matrícula ativa), independentemente da instituição de origem: R$15,00

Os Minicursos, que começarão logo no primeiro dia do evento, serão ministrados por pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais e terão a duração total de 6h. Cada minicurso terá a capacidade máxima de 45 participantes, que receberão certificados à parte pela participação nos minicursos.

Além da programação científica, o evento contará com uma programação cultural que envolverá um Coquetel para o Lançamento de Livros e um jantar de confraternização por adesão, a ser pago no ato do credenciamento.

TEMÁTICAS DOS GTS
O ensino de História da América
Usos abusos dos livros didáticos e paradidáticos
Diversidade de linguagens e práticas de sala de aula
Educação histórica
Práticas de memória e ensino de História
Histórias e Memórias do ensino de História
Ensino de História e diversidades étnico-culturais
O ensino de História nos anos iniciais
Formação de professores de História
Ensino de História e currículo

GRUPOS DE RELFEXÃO SOBRE DOCÊNCIA (GRD)
Pela primeira vez no Encontro Perspectivas do Ensino de História, estamos incluindo uma modalidade de atividade direcionada para os professores da educação básica, GRUPO DE REFLEXÃO SOBRE DOCENCIA (GRD). A proposta objetiva criar um espaço dialógico entre saberes docentes e conhecimentos produzidos sobre o Ensino de História. A dinâmica desses grupos pretende contemplar as vozes dos professores que atuam na Educação Básica, o que nem sempre se consegue atingir nas modalidades acadêmicas de apresentação de resultados de pesquisa. Os Grupos de Reflexão constituir-se-ão na aplicação de uma metodologia que viabilize a indicação de problemáticas vivenciadas no cotidiano docente em relação à sua prática no Ensino de História, sejam elas do âmbito de conteúdos, metodologias ou avaliação.

Temáticas dos GRD:
Aprendizagem em História
Leituras e usos dos livros didáticos de História
Práticas metodológicas na sala de aula
As práticas de ensino de História e suas relações com as propostas curriculares
Diálogos entre passado e presente na produção do saber histórico escolar
Desafios e possibilidades da avaliação no Ensino de História
Diversidades étnico- culturais no ensino de História
O ensino de História nos anos iniciais
Desafios do ensino de História no EJA
Significados e desafios do ensino de História da América

REALIZAÇÃO
ABEH – Associação Brasileira de Ensino de História
Faculdade de Educação da Unicamp
Grupo de Pesquisa Memória
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada
GT de Ensino de História e Educação da Anpuh
Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp

APOIO
ANPUH
CNPQ
CAPES
FAPESP
FUNCAMP

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário