logotipo

Projeto ‘Caixa de História’ ganha registro no boletim da FAPERJ

O projeto Caixa de História e sua implementação em São Gonçalo ganharam destaque no Boletim On-Line da FAPERJ. A matéria assinada por Danielle Kiffer traz falas de Helenice Rocha, pesquisadora do Grupo Oficinas, que esclarece os objetivos do projeto:

“Com o projeto ‘Caixa de Histórias – Conhecer e Criar’, queremos que o professor conte com um recurso que possa adaptar ao dia a dia dos alunos da rede pública. Para isso, foram feitas oficinas para professores e acompanhamos seu uso nas escolas durante o ano letivo de 2011”, explica a pesquisadora. Isso aconteceu na Escola Municipal Anísio Spíndola Teixeira, em Santa Luzia, bairro de São Gonçalo. “O projeto contou com dois professores da escola e dois bolsistas da graduação em História. Em seu trabalho, eles desenvolveram novos materiais, como uma apresentação sobre a fazenda Colubandê, que já era descrita em uma crônica, numa das atividades propostas pela caixa.”

O texto apresenta o projeto: “Material didático desenvolvido por pesquisadores da Uerj, a Caixa de História contribui em várias atividades com diferentes formas de aprender História. Além disso, desperta a curiosidade dos alunos e traz até eles a história do lugar onde vivem. (…) Helenice e a equipe de pesquisadores já desenvolveram caixas para três municípios fluminenses: São Gonçalo, Itaboraí e Magé. ‘Nosso objetivo é produzir caixas para diferentes municípios do Rio de Janeiro, apresentando o material produzido para os professores que trabalham nas escolas da rede pública’, conta. Segundo a professora, esse conjunto de documentos, fotos e dados contribui para a construção de identidades locais e torna o aprendizado mais leve e divertido.”


 
 
 
Você pode conhecer mais sobre o projeto – financiado pela Faperj – Caixa de História: conhecer e criar através do blog http://projetocaixadehistoria.blogspot.com/. Já as Caixas de História, que têm a concepção de Luís Reznik, podem ser melhor conhecidas aqui no próprio site do Grupo Oficinas de História.

 
 
 
Veja também: Grupo Oficinas no Projeto Pibid Capes/ Uerj
Conheça os demais projetos do Grupo Oficinas de História
 
 
 

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário