logotipo

Culturas políticas e usos do passado

Título: Culturas políticas e usos do passado: memória, historiografia e ensino da história
Coordenador/ responsável: Daniel Aarão Reis
2007-2009 – Apoio: PRONEX FAPERJ

Este Núcleo de Excelência foi o resultado do trabalho conjunto desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós associados, e cientistas sociais com os quais mantiveram intercâmbio acadêmico regular, articulados pela discussão sobre culturas políticas e usos do passado. O Projeto apresentado pelo Núcleo teve como cerne as relações entre a cultura política e os usos do passado, considerando que o conhecimento histórico construído sobre o passado tem na produção de memórias uma de suas fontes e também um de seus objetos privilegiados. Assim, o foco da discussão empreendida foi a problemática que envolve a cultura política, que tem a memória e a história como elementos constitutivos. Em função do interesse por tais temas, nasceu o Núcleo.

O Grupo de Pesquisa Oficinas de História participou deste Núcleo especialmente na realização de oficinas dirigidas aos professores de história que têm ocorrido a cada ano em algumas das universidades participantes do projeto: UFRJ, UFF, UERJ, e em universidades que disponibilizam seu espaço, como a UNIRIO e a UFRRJ.

Sua outra atuação foi a realização do 1º Seminário Nacional Ensino de História, Historiografia e Memória, ocorrido em 2008 na Universidade Federal Fluminense, que reuniu especialistas de diferentes partes do país para discutir as relações entre os diversos temas presentes no título. Os textos apresentados foram reunidos no livro A escrita da história escolar: memória e historiografia – veja Publicações.

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário