logotipo

Maria Lima relata a experiência do PIBID na licenciatura em História da UFMS de Três Lagoas

“O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – CAPES. Na UFMS temos um Programa Institucional, com um projeto que acopla subprojetos das diferentes áreas. O curso de licenciatura em História de Três Lagoas da UFMS é o único curso que faz parte do Programa com o subprojeto/História. A ênfase é na formação de um professor crítico, reflexivo, conhecedor da realidade escolar e preparado para o enfrentamento dos problemas cotidianos.

Um dos principais objetivos é, a partir de sua vivência no espaço escolar, bem como do estudo das questões específicas que envolvem o ensino de História, dar sentido à teoria que o aluno aprende na universidade, potencializando sua qualificação para a prática em sala de aula. Um dos efeitos do PIBID requeridos pela CAPES é a inspiração de mudança de concepção nos estágios obrigatórios, tornando-os efetivos espaços de preparação para o trabalho na escola. Na História, esse processo encontra-se em andamento a partir de diferentes ações. Um dos exemplos é que o PIBID encontra-se articulado ao projeto de extensão intitulado ‘Ensinando uma outra h(H)istória’, o qual tem como foco a formação dos professores em serviço. A este projeto encontram-se vinculados também acadêmicos que cursam a disciplina de Estágio Obrigatório em um novo formato, mais orgânico e que obedece alguns dos princípios aplicados ao PIBID.

Atualmente, o Programa conta com 10 (dez) estagiários e 1 (um) professor supervisor (docente da escola Dom Aquino Corrêa). Todo o grupo está sob a coordenação da profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos, docente do curso de História da UFMS/Três Lagoas.

O fato de o programa estar vinculado a CAPES é um passo importante rumo à melhoria da qualidade dos cursos de formação de professores no país. Segundo o site da CAPES, “a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior”.

Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.pibid.ufms.br/

Maria Aparecida Lima dos Santos é pesquisadora do Grupo Oficinas de História.

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário