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Pesquisadores

 Conheça os pesquisadores do Grupo Oficinas de História

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
http://lattes.cnpq.br/6098382779643532

Professora associada do Departamento de Didática da UFRJ, desde 2008 é Diretora da Faculdade de Educacação desta universidade. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação, no qual orienta trabalhos de mestrado e doutorado, ministra cursos e publica trabalhos nas áreas de história e educação, com ênfase em currículo e ensino de história, focalizando os seguintes temas: história ensinada, currículo de história, saber histórico escolar, saberes docentes, história do currículo, história das disciplinas escolares, formação de professores. Pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos de Currículo, coordena atualmente a pesquisa “Tempo presente e ensino de história: historiografia, cultura e didática em diferentes contextos curriculares”. Na graduação, leciona as disciplinas Didática e Prática de Ensino de História, Didática das Ciências Sociais.
É mestre em História pela UFF e doutora em Educação pela PUC RIO.
Desde 2008, coordena, juntamente com Carmen Teresa Gabriel, o curso de Especialização lato-sensu Saberes e Práticas na Educação Básica – Ensino de História, oferecido pela Faculdade de Educação, Colégio de Aplicação e Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. De 2003 a 2005 foi coordenadora do GT de Ensino de História e Educação da ANPUH e de 2005 a 2009 integrou a diretoria da Anpuh, onde ocupou a 2ª secretaria, voltada para as ações relacionadas ao ensino de história na educação básica e superior.

Veja as referências a Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro no Google Acadêmico.

 

Angela Maria de Castro Gomes
http://lattes.cnpq.br/6423116545839346

É professora titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense e Professora e pesquisadora senior do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (1976 – ). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC (2007-2010) e por duas vezes foi editora da revista Estudos Históricos (1988-1994 e 200702010). Participa do Conselho Editorial de vários periódicos e integra a diretoria da ANPUH-Rio (2007- ).
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ (1978) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ (1987).
Tem experiência de pesquisa na área de História Política e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: história política do Brasil República, pensamento social brasileiro, cidadania e direitos do trabalho, memória e ensino de história.

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Carina Martins Costa
http://lattes.cnpq.br/1953510407996436

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestrado em Projetos Sociais e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e doutorado em História, política e bens culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em museus, temática indígena e materiais pedagógicos. É uma das coordenadoras do Projeto PIBID História Maracanã.

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Carmen Teresa Gabriel Anhorn
http://lattes.cnpq.br/1694025822300848

Professora adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ, e desde 2009, está na coordenação do Programa de Pós-Graduação desta instituição (PPGE). Realiza pesquisas, publica, ministra cursos e orienta trabalhos de Mestrado e de Doutorado nas áreas do Currículo e do Ensino de História. Membro do Núcleo de Estudos de Currículo da UFRJ onde coordena atualmente o projeto “Verdade, Diferença e Hegemonia nos currículos de História: um estudo em diferentes contextos”, com o qual ganhou o Edital 08/2010 da FAPERJ – Jovens Cientistas do nosso Estado.
É bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), possui pós-graduação em Estudos do Desenvolvimento pelo Institut d´Études du Developpement – IUED (1982 Genebra) e mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999).
No âmbito da graduação leciona Didática Especial de História e Prática de Ensino de História nos cursos de Licenciatura em História da Faculdade de Educação da UFRJ. Sua experiência na área de Educação se concentra nos campos do Currículo e da Didática, com ênfase nos seguintes temas: currículo, cultura e diferença; saber histórico escolar, cultura escolar, transposição didática.

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Cristiani Bereta da Silva
http://lattes.cnpq.br/4486308507639469

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) com doutorado em História pela mesma Universidade (2003). Realizou estágio pós-doutoral na Unicamp, em 2011 e na Universidade de Alcalá (Espanha), em 2015. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professora associada do Departamento de História, atuando também como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória e, como professora colaboradora, no Programa de Pós-Graduação em Educação, todos na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas (CNPq/UDESC), vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH/UDESC) e do Grupo de Pesquisa Oficinas de História (CNPq/UERJ). Associada da ANPUH, da ANPED, da SBHE e da ABEH. Desenvolve pesquisas na área de História e Ensino de História com ênfase em História e interfaces com a Educação. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: ensino de história, historiografia, história regional, história do Brasil, mobilizando categorias/conceitos relativos a cultura política, cultura histórica, narrativas e memórias, no âmbito da História do Tempo Presente. Coordena o Programa de Pós-Graduação em História da UDESC (Gestão 2015-2018) e a editoria da Revista História Hoje – ANPUH-Brasil (Biênio 2015-2017).
Experiência de professor: Atuou na Educação Básica nos anos de 1996 a 2005 e no Ensino Superior a partir de 2003 até o presente.

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Eunícia Barros Barcelos Fernandes
http://lattes.cnpq.br/7157112238347898

Professora Assistente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura. Sua experiência e reflexões na área de História focam questões de identidade/ alteridade e de espacialidade, num diálogo com a Antropologia e a Geografia.
É graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), fez mestrado em História Social da Cultura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), doutorado em História na Universidade Federal Fluminense (2001) e pós doc na UFMG
Suas pesquisas voltam-se à compreensão das relações entre índios e não-índios e as representações derivadas. Como tutora do Programa de Educação Tutorial daquele Departamento (PET-História) desenvolvi reflexões sobre a formação do historiador como pesquisador e como professor. Como pesquisadora do grupo Oficinas da História, volta-se à pesquisa das representações de índios nos livros didáticos. Já coordenou pesquisa sobre a Companhia de Jesus e os índios na capitania do Rio de Janeiro e atualmente faz parte do grupo do PROFHISTÓRIA.

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Helenice Aparecida Bastos Rocha
http://lattes.cnpq.br/5691780670835782

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atua na graduação em história e no Programa de Pós Graduação em História Social do Território da Uerj. Participa de grupos de pesquisa e projetos relacionados ao ensino de história, alfabetização, leitura e escrita. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História, dedicando-se, principalmente, ao estudo dos seguintes temas: história, linguagem, ensino, aprendizagem e profissão docente.
É bacharel e licenciada em História (1995), especializada em Alfabetização das crianças das classes populares (1996) – pela Universidade Federal Fluminense -e realizou mestrado (2000) e doutorado (2006) em Educação, também pela UFF.
No momento, coordena dois projetos relacionados ao ensino de história. O primeiro se chama “Caixa de História: conhecer e criar”, ocorrendo no acompanhamento da realização de atividades de um material criado por componentes do grupo Oficinas, em uma escola da rede municipal de São Gonçalo. O segundo, de Iniciação à docência de graduandos de história (PIBID- CAPES/UERJ), que será realizado em uma escola da rede estadual situada no mesmo município, investigará os usos e possibilidades de diversas linguagens em uso na aula de história. Ambos os projetos deverão resultar em pesquisas e produções para a linha de pesquisa “Saberes e práticas no ensino de História”.

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Juçara da Silva Barbosa de Mello
http://lattes.cnpq.br/9246461933404984

Graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ (2005), mestrado em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ (2008) e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2012). Atualmente sou professora do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Membro do Grupo de Pesquisa Oficinas de História. Coordeno o Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA, no Departamento de História da PUC-Rio. Sou líder do Grupo de Pesquisas “Laboratório de Estudos em Ensino de História e Patrimônio cultural” . Tenho experiência na área de História, com ênfase em História social e cultural do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história local, história do trabalho, memória e patrimônio, cultura, identidade, cotidiano.

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Keila Grinberg
http://lattes.cnpq.br/9043294734454422

Professora Associada do Departamento de História da UNIRIO, pesquisadora do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado (2009) e pesquisadora do PRONEX “Dimensões da Cidadania no Século XIX. Foi pesquisadora visitante na University of Michigan (2007) e professora visitante na Northwestern University (2009).
É doutora em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (2000) e atualmente faz pos-doutorado na University of Michigan, com bolsa da CAPES.
Seus principais campos de estudo são História do Brasil Imperial, Escravidão no Brasil e no Mundo Atlântico, História do Direito e das Instituições e Ensino de História. Além de livros publicados, mantém as colunas mensais “Em Tempo” e “Máquina do Tempo” na revista Ciencia Hoje online e dedica-se à redação de livros de divulgação de História para o grande público.

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Luís Reznik
http://lattes.cnpq.br/9171209579621221

Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2000).
Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política e Cultural do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: memória e patrimônio, história local, história dos conceitos e ensino de história.

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Marcelo de Souza Magalhães
http://lattes.cnpq.br/6082516857061508

Professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da UNIRIO.
Possui graduação (1995), mestrado (1999) e doutorado (2004) em História pela Universidade Federal Fluminense.
Além de ser pesquisador do grupo Oficinas de História, é membro do Núcleo de Documentação, História e Memória / NUMEM (UNIRIO); do Núcleo de Pesquisas em História Cultural / NUPEHC (UFF) – todos com registro no CNPQ.
Atua nas áreas de Ensino de História e História do Brasil República, com interesses pelos seguintes temas: cidadania, Primeira República, história da cidade do Rio de Janeiro e ensino de História.

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Márcia de Almeida Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/6119231074162915

Professora adjunta da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo (UERJ), professora adjunta do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UERJ) e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Possui Licenciatura em História, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em História, pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em História Social, pela Universidade de São Paulo (2003).
Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia brasileira, biografias históricas, história local e ensino de história.

 Veja as referências a Márcia de Almeida Gonçalves no Google Acadêmico.

Maria Aparecida da Silva Cabral
http://lattes.cnpq.br/4041567381635887

Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Curso Licenciatura em História e Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Doutora em Educação desde 2008, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na educação básica: docência e gestão pedagógica e no ensino superior com formação de professores desde 2003, nos Cursos de Pedagogia e Licenciatura Plena em História. Coordenação de Estágio e Curso (2012-2014). Coordenadora da área de História do Programa de Iniciação à Docência da UERJ (PIBID/UERJ). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: ensino de história na educação básica, currículo,formação de professores, estratégias didáticas, ensino secundário, aluno, educação e república e disciplinarização. Pesquisadora do grupo de pesquisa Niphei da FFP- UERJ e Grupo Interinstitucional Oficinas de História.

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Maria Aparecida Lima dos Santos
http://lattes.cnpq.br/5816112602113342


Professora de Prática de Ensino e Pesquisa em História na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), tem experiência no magistério de Ensino Fundamental e Médio como professora de História; formadora de professores em serviço e assessora pedagógica. Autora de coleção didática de História de 2o ao 5o ano (aprovada pelo PNLD 2005 e 2010).
Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (1990), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007).
Enfoca em seus estudos as relações entre língua escrita e consciência histórica, produzindo reflexões acerca da relação entre o ensino/aprendizagem da língua escrita e o ensino/aprendizagem da História. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História (GEPEH) sediado na UFMS/campus Três Lagoas.

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Mariana de Aguiar Ferreira Muaze
http://lattes.cnpq.br/9473450045994362

É Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordena o curso de licenciatura em História a distância da UNIRIO, participa do Pronex/CNPq/Faperj: Dimensões e fronteiras do Estado brasileiro no século XIX e do Núcleo de Documentação, História e Memória (NUMEM).
Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em História Social pela PUC-Rio (1999), doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2006) e pós-doutorado no Centro de Pesquisa e Documentação em História do Brasil Contemporâneo da FGV (2008).
Em 2007, recebeu o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa e menção honrosa no Prêmio Jorge Zahar com o livro As memórias da viscondessa: família e poder no Brasil Império. Seus principais temas de interesse são: Brasil Império, História da Família, Ensino de História, História da Cultura, História e Imagem, História Oral.

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Marieta de Moraes Ferreira
http://lattes.cnpq.br/5082227179819700

Diretora do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas-CPDOC/FGV (1999-2005); professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro-IFCS/UFRJ (desde1988); presidente da Associação Brasileira de História Oral-ABHO (1994/96); presidente da International Oral History Association-IOHA (2000/2002); editora da Revista Estudos Históricos – CPDOC ( 1993 2004); Editora da Revista Brasileira de História da Associação Nacional de História( 2009 -) membro do Conselho da Revista Nossa História, da Fundação Biblioteca Nacional-FBN;Rio de Janeiro.
Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense; realizou pós-doutorado na École des Hautes Etudes em Sciences Sociales-EHSS, Paris (1996-97), e pós-doutorado na USP(2010-2011)
Publicou os seguintes trabalhos: “A República na Velha Província” (Editora Rio Fundo, Rio de janeiro); “Em busca da Idade do Ouro” (Editora da UFRJ). Organizou os livros: “Rio de Janeiro: uma cidade na História” , “Usos & abusos da História Oral” (Editora FGV), “Aprendendo História : reflexão e ensino” (Editora do Brasil, São Paulo). Além de outras publicações na área de História Política Contemporânea do Brasil, História Oral, Memória e História do Rio de Janeiro e Historiografia e Ensino de História .

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Martha Abreu
http://lattes.cnpq.br/0437999126739133

Professora Associada do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pesquisadora do CNPq. Realiza pesquisas, ministra cursos  e orienta trabalhos nas áreas de cultura popular, música negra, patrimônio cultural e relações raciais (História e Historiografia, Ensino e Pesquisa) nos séculos XIX e XX.
Cursou graduação em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização e mestrado na UFF, doutorado na Unicamp e pós-doutorado na Unicamp e na Fundação Getúlio Vargas.
Atua como consultora do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu e do Museu Casa do Pontal. Numa parceria entre dois núcleos de pesquisa da UFF, Nupehc (Núcleo de Pesquisa em Historia Cultural) e o Labhoi (Laboratorio de História Oral e Imagem), dirige filmes sobre as relações entre História, Memória e Patrimônio Cultural a partir da trajetória  da ultima geração de escravos do sudeste. O investimento na escrita videográfica da história visa ampliar o campo de formação e atuação do profissional de História,  na pesquisa e no ensino de História.

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Mauro Cezar Coelho
http://lattes.cnpq.br/7187368960757936

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará, Diretor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará, coordenador de Curso de Especialização da Universidade Federal do Pará e membro de corpo editorial da Cadernos de Pesquisa – Universidade Federal do Maranhão.
Possui graduação em Bacharelado História pela Universidade Federal Fluminense (1994) , graduação em Licenciatura História pela Universidade Federal Fluminense (1994) , mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006) .
Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia Colonial, Diretório dos Índios, História Indígena, Indigenismo, Reforma Pombalina e Política indigenista.

 Veja as referências a Mauro Cezar Coelho no Google Acadêmico.

 

Patricia Bastos de Azevedo
http://lattes.cnpq.br/2172195421648211

Atualmente é professor assistente II da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Possui graduação em Pedagogia (1995), graduação em História (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, alfabetização, letramento e educação para jovens e adultos.

 Veja as referências a Patricia Bastos de Azevedo no Google Acadêmico.

 

Rebeca Gontijo Teixeira
http://lattes.cnpq.br/0522023633864556

Professora Adjunta (nível 1) do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Bacharel e licenciada em História (1996) pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado (2001) e doutorado (2006) em História pela mesma instituição.
Foi professora substituta no Departamento de Ciências Humanas da UERJ-FFP (2002) e exerceu atividades de pesquisa e docência junto ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História Política da UERJ, entre maio de 2007 e junho de 2008, com apoio da bolsa de fixação de pesquisador da FAPERJ.
Posteriormente, desenvolveu atividades de pesquisa e docência no Departamento de História e no PPGH da UFF, com apoio da bolsa PRODOC da CAPES. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisas em História Cultural (NUPEHC), da UFF (1999); Oficinas de História, da UERJ, (2004); Laboratório de Teoria da História e História da Historiografia (LABTEO), da USP (2009); Histor – Núcleo de Pesquisas sobre Teoria da História e História da Historiografia (2010); e do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM), da UFOP (2011). É sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Teoria da História e História da Historiografia.
Áreas de interesse: História da Historiografia; Teoria da História; História do Livro e da Leitura; História do Ensino de História; História da Educação; História Social da Memória; História Intelectual.

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Rui Aniceto Nascimento Fernandes
http://lattes.cnpq.br/1751396684475390

Pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) fez sua graduação em História, pela Universidade Federal Fluminense (2004) mestrado e  pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) doutorado.
Tem experiência na área de História, com ênfase em Historiografia, História do Brasil República e História Regional do Brail, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia brasileira, historiografia fluminense, história local e regional, história cultural, manifestações culturais.

 Veja as referências a Rui Aniceto Nascimento Fernandes no Google Acadêmico.

 

Selma Rinaldi de Mattos
http://lattes.cnpq.br/7051199031556464

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) , mestrado em Mestrado em Filosofia da Educação pelo Fundação Getúlio Vargas – RJ (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2007) .
Atualmente é professora auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História , com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Abreu e Lima, Brasileiros, Compêndio da História do Brasil, Expansão para dentro, Historiografia.

 Veja as referências a Selma Rinaldi de Mattos no Google Acadêmico.

 

Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley
http://lattes.cnpq.br/2084993373301484

Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983) e  em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), realizou mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005).
Hoje é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história e imagem, história social da TV brasileira e políticas públicas de cultura na República pós-1930.

 Veja as referências a Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley no Google Acadêmico.

Warley da Costa
http://lattes.cnpq.br/3312039537763624

É Professora Adjunta de Didática Especial e Pratica de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFRJ. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), especialização em História do Brasil pela Universidade Fluminense (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2006) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (2012) . Atualmente coordena o Cuso de Especialização Praticas e Saberes (CESPEB) Ensino de História. Coordena o Projeto Pet-Conexões de Saberes: identidades. Atua no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História-PPGEH (PROFHISTÒRIA/RJ). É integrante do Nucleo de Estudos de Currículo/FE UFRJ e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de História (Lepeh). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas de interesse: ensino de Historia, currículo, cultura, relações étnico-raciais, imagens e livro didático.

Veja as referências a Warley da Costa no Google Acadêmico.

 

Veja quais são as publicações dos pesquisadores junto ao Grupo Oficinas

 

Entenda o objetivo e as linhas de pesquisa do Grupo Oficinas de História

 

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