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VI Seminário Nacional de História da Historiografia acontecerá em agosto

O VI Seminário Nacional de História da Historiografia ocorrerá em agosto na UFOP, em Mariana. A pesquisadora do Grupo de Pesquisa Oficinas de História Márcia de Almeida Gonçalves coordena, junto com o Professor Alexandre Avelar, o Simpósio N 12: Histórias, dilemas e prespectivas da escrita da História no mundo contemporâneo (Séculos XX e XXI. Como este Simpósio Temático atingiu o limite máximo de inscrições, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail da secretaria do evento: pagamento_snhh@yahoo.com.br Confira a ementa:

“Ao longo do século XIX, em diversas sociedades européias e americanas, a história alcançou o estatuto de disciplina científica autônoma. Instauraram-se espaços particulares, fossem universidades, sociedades e institutos, onde o historiador, como especialista e profissional, na posse de um conjunto de regras e procedimentos metódicos controláveis, tornava o passado um objeto a ser decifrado e conhecido.

No curso do século XX, a cientificidade do saber histórico, sua natureza e implicações epistemológicas, foram alvos de indagações variadas, afetando sobremaneira a produção historiográfica. Os fundadores e seguidores dos Annales, de certa maneira ao lado dos que abraçaram os referenciais marxistas, puseram em xeque as práticas e concepções dos metódicos, ditos positivistas, sem, contudo, abrir mão do caráter científico e do postulado de verdade que alicerçava a legitimidade do discurso do historiador. Em paralelo, nos saberes designados como ciências sociais, proliferaram críticas aos “historicismos”, em revisões de temas e abordagens que, de formas diferenciadas, contribuíram para o valor cada vez maior da história social.

Em especial, nas sociedades européias, mudanças significativas emergiram após a Segunda Grande Guerra, afetando gerações de pensadores e intelectuais. Insere-se nessa conjuntura, um conjunto de formulações, em diálogo com as filosofias da linguagem – destaque para a filosofia analítica britânica – e com a lingüística de Saussure, que, a partir de meados da década de sessenta, culminaram no chamado giro lingüístico. As implicações epistemológicas do giro lingüístico se fizeram sentir nas dimensões mais diferenciadas do campo das humanidades. Entre outras ponderações, o conceito de “representação”, caro a muitas formulações que se queriam decifradoras das ações humanas no mundo, entre elas a historiografia, cedia espaço para o conceito de “significado”.

O VI Seminário Brasileiro de História da Historiografia possui como tema O Giro-lingüístico e a Historiografia: balanço e perspectivas e abre espaço neste simpósio para a apresentação de trabalhos e reflexões que o abordem e problematizem sob diversas perspectivas. Pode-se, dessa forma, por em questão os afastamentos e similitudes entre textos historiográficos e literários, tendo em mente, por exemplo, a polêmica causada pela “Meta-história” de Hayden White. Ou, em outras bases, redimensionar o que veio a ser designado como o “retorno da narrativa”, nas considerações de Lawrence Stone. Em relevo, igualmente, a obra referencial de Paul Ricoeur – “Tempo e narrativa” – e o balanço sobre seus impactos e apropriações no campo da teoria e da escrita da história. Importante, em escala proporcional, a obra de Michel Foucault e a avaliação sobre seu caráter revolucionário – no ponto de vista de Paul Veyne -, quanto à renovação da historiografia.

Nestes termos, e no diagnóstico de suas especificidades, cabe considerar idéias do pós-estruturalismo – na alusão a Roland Barthes -, do “desconstrucionismo” de Derrida, e da hermenêutica de Gadamer, no mapeamento das críticas à cientificidade da história e suas repercussões. Outra visada importante se refere às abordagens do que foi denominado de “guinada subjetiva”, nas palavras de Beatriz Sarlo, contemplando-se, entre outros aspectos, os lugares e usos dos estudos biográficos e autobiográficos e a dita renovação da história política. Os desdobramentos destas polêmicas estão na raiz da chamada crise dos paradigmas, cujos efeitos, nos diversos domínios da escrita história, estimulam o ato de repensar o ofício do historiador, bem como seus desafios éticos, no regime de historicidade presentista, de acordo com a formulação de François Hartog.

A reunião de pesquisadores de variadas filiações teóricas será bem vinda, na busca por uma significativa experiência de discussões, estimuladora do diálogo e do confronto entre diversos pontos de vista e perspectivas de análise.”

 

A pesquisadora Rebeca Gontijo Teixeira também estará presente com o Simpósio Temático “O Ensaio como Problema”. Abaixo, a ementa:

“Considerado como um gênero híbrido e impreciso, frequentemente situado entre a literatura e a ciência social, o “ensaio” oferece um desafio aos estudiosos da historiografia, sobretudo quando recebe o adjetivo “histórico”.

Essa associação de termos, particularmente observável a partir do século XIX, quando a escrita da história busca estabelecer limites disciplinares nos contextos nacionais, permite propor algumas questões num seminário cujo tema maior é o chamado “giro linguístico”. Uma delas é saber que relação existe entre gêneros de escrita e determinados contextos culturais. Por exemplo, entre o “ensaio histórico” e o Brasil do século XIX e da primeira metade do século XX; entre o ensaísmo e a instituição de “objetos” como o povo, a mulher, o lendário ou a revolução, na França do XIX; entre uma forma associada a uma escrita aberta e inconclusa e a especialização da pesquisa universitária.

Considerando o “ensaio histórico” menos como um gênero auto-evidente (na sua imprecisão) ou a demandar definição, e mais como um problema a ser tratado, propomos discutir – inspirados pela notória pergunta de Michel de Certeau (1974/1975) – o que o ensaísta faz quando faz ensaios, particularmente, os ensaios históricos? O que busca? O que produz?

Este simpósio temático acolherá estudos de caso, que focalizem ensaístas nacionais ou estrangeiros, bem como reflexões de ordem teórica sobre o ensaio enquanto gênero discursivo.”

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Colóquio do HISTOR, da Rural, tem Douglas Attila e Mateus Henrique de Faria Pereira como convidados

O próximo colóquio do HISTOR – Núcleo de Pesquisas sobre Teoria da História e História da Historiografia da UFRRJ começa no dia 28 de junho, às 17h, na Universidade Federal Rural, com a presença de dois convidados: Douglas Attila, doutor em História pela UFRJ, pós-doutorando do programa de pós-graduação da Rural e Mateus Henrique de Faria Pereira, doutor em História pela UFMG, professor da UFOP.

 

 

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De 13 a 16 de junho acontece o Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra na UFF

O Pontão de Cultura do Jongo e do Caxambu convida para o Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra, entre os dias 13 a 16 de junho de 2012, na Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro. No dia 13, teremos uma Roda de Jongo na Praça do Rink, centro de Niterói, de 16h30min às 17h30min, e a cerimônia de abertura, no Teatro Municipal de Niterói, seguida do lançamento do filme “X Encontro de Jongueiros”, realizado pelo Observatório Jovem/UFF e pelo Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu. Após a exibição do filme, haverá a conferência Avanços e Limites da Política de Patrimônio Imaterial: balanço de uma década, proferida pela Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, Sr.ª Célia Corsino.

Entre os dias 14 e 16 de junho, as atividades acontecerão no Campus do Gragoatá, no Auditório Florestan Fernandes e na Sala Paulo Freire, ambos na Faculdade de Educação, além de atividades culturais que acontecerão no pilotis do prédio ao longo do dia. Na noite de sexta-feira, dia 15 de junho, teremos a III Noite do Jongo, com uma grande roda com 64 lideranças jongueiras das 16 comunidades da região sudeste que integram o Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu.

Para maiores informações sobre o seminário, por favor, acesse:

http://www.seminariopatrimonioimaterial.wordpress.com

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Ciclo de Debates 2012: Kazumi Munakata fala sobre História, Consciência Histórica e Ensino de História

O professor doutor Kazumi Munakata, da PUC – SP, vai falar sobre história, consciência histórica e ensino de história no 3º encontro do Ciclo de Debates 2012 do Grupo de Pesquisa Oficinas de História. O encontro ocorrerá no dia 12 de junho, às 13h 30min, na Puc-Rio, Predio Frings, sala 515. O evento oferece dez vagas para as inscrições de interessados.

Kazumi Munakata possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, história da educação, ensino de história, história das disciplinas escolares.

Coordena grupo de pesquisa História das disciplinas escolares e dos livros didáticos. No plano internacional, destacam-se convênios firmado com projetos da Espanha, França e Argentina. O GP atuou na construção de base de dados sobre livros didáticos ibero-americanos. Participou da organização do Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História. De 2002 até 2011, produziram-se no interior do GP dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica.

Os interessados devem enviar email para oficinasdehistoria@gmail.com.

Neste ano, já passaram pelo Ciclo de Debates a Profa. Dra. Maria Auxiliadora Schmidt (UFP), e Lana Mara de Castro Siman (UEMG). Saiba mais sobre o Ciclo clicando aqui.

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XV Encontro de História – ANPUH-Rio acontecerá na FFP da UERJ, de 23 a 27 de julho

 

“Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa” é o tema do XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio a ser realizado entre os dias 23 a 27 de julho de 2012, na Faculdade de Formação de Professores, unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, localizada na cidade de São Gonçalo.

Como a sede do encontro tem como principal característica a formação de professores, o destaque será dado a este aspecto fundamental do ofício do Historiador: o espaço da sala de aula, sem com isso desmerecer, ou colocar em plano diferente, outro elemento necessário para formação do profissional de História que é a pesquisa.


Portanto, o convite para a participação no XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio está feito para toda a comunidade de historiadores que ensinam e pesquisam História.

Lembramos que, para os interessados em apresentar trabalhos, o prazo para envio do texto completo encerra-se no dia 31/05/2012.

Serão 39 simpósios temáticos, 21 minicursos, além de mesas-redondas, debates e lançamentos. Diversos professores que fazem parte do Grupo de Pesquisa Oficina de História coordenarão  simpósios temáticos sobre ensino. Professor: não deixe de ir!

 

Destacamos aqui, em negrito, os Simpósios Temáticos sobre Ensino:

001. A Bacia do Paraíba, a segunda escravidão e a civilização imperial
Coordenadores:
MARIANA DE AGUIAR FERREIRA MUAZE (Pós-doutor(a) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), membro do Grupo de Pesquisa Oficinas de História, RICARDO SALLES (Doutor(a) – Unirio)

002. A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS NO SÉCULO XIX ENTRE LIVROS, LIVREIROS, IMPRESSOS, MISSIVAS E BIBLIOTECAS: CULTURA, CIÊNCIA E RELAÇÕES DE PODER NO BRASIL OITOCENTISTA
Coordenadores:
GLADYS SABINA RIBEIRO (Doutor(a) – Universidade Federal Fluminense), MONIQUE DE SIQUEIRA GONÇALVES (Doutor(a) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

003. A Formação de Professores de História na Contemporaneidade: desafios da articulação entre teoria e prática
Coordenadores:
CLÁUDIA REGINA AMARAL AFFONSO (Doutor(a) – CPII), PAULO PIRES DE QUEIROZ (Doutor(a) – Universidade Federal Fluminense)

004. A formação do profissional de história: políticas públicas, práticas de ensino e currículos
Coordenadores:
LAURA ANTUNES MACIEL (Doutor(a) – Universidade Federal Fluminense), REGINA ILKA VIEIRA VASCONCELOS (Doutor(a) – Universidade Federal de Uberlândia – UFU)

005. A HISTÓRIA SOB A PERSPECTIVA DOCENTE: cotidianos e práticas.
Coordenadores:
ADJOVANES THADEU SILVA DE ALMEIDA (Doutor(a) – Colégio Pedro II), ANA MARIA RIBAS (Doutor(a) – Colégio Pedro II)

006. A HISTÓRIA, O MARXISMO E O OFÍCIO DO HISTORIADOR: ENSINO E PESQUISA.
Coordenadores:
GELSOM ROZENTINO DE ALMEIDA (Doutor(a) – UERJ)

007. Anarquismo e marxismo como instrumentos de análise da História
Coordenadores:
WALLACE DOS SANTOS DE MORAES (Doutor(a) – UFF; INCT-PPED;)

008. As experiências modernas na cidade do Rio de Janeiro: cultura, literatura, arte e vida social
Coordenadores:
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES (Livre Docência – PUC-Rio/UERJ)

009. Didática da História e Cultura histórica: problemas políticos de ensinar e aprender
Coordenadores:
MARILENE ROSA NOGUEIRA DA SILVA (Doutor(a) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro), SONIA MARIA DE ALMEIDA IGNATIUK WANDERLEY (Doutor(a) – Universidade do Rio de Janeiro – UERJ) – membro do Grupo de Pesquisa Oficinas de História

010. Dimensões da desordem em colônias: injustiças, ilicitudes e descaminhos
Coordenadores:
PAULO CAVALCANTE (Doutor(a) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

011. ENSINO DE HISTÓRIA E TEMPO PRESENTE: ENTRE DEBATES TEÓRICOS E DESAFIOS POLÍTICO-CULTURAIS
Coordenadores:
ANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO (Doutor(a) – Universidade Federal do Rio de Janeiro), CARMEN TERESA GABRIEL (Doutor(a) – Universidade Federal do Rio de Jnaeiro) – membros do Grupo de Pesquisa Oficinas de História

012. Estudos Africanos: Dimensões Históricas das Sociedades Africanas e o ensino de História da África
Coordenadores:
ALEXANDRE VIEIRA RIBEIRO (Doutor(a) – Universidade Federal Fluminense), MONICA LIMA E SOUZA (Doutor(a) – UFRJ)

013. Gênero e ofício do Históriador: abordagens diversas
Coordenadores:
MIRIAM CABRAL COSER (Doutor(a) – UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

014. História da loucura e da psiquiatria
Coordenadores:
ANA TERESA ACATAUASSÚ VENANCIO (Doutor(a) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), CRISTIANA FACCHINETTI (Doutor(a) – Casa de Oswaldo Cruz / FIOCRUZ)

015. HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES E DA CULTURA POLÍTICA
Coordenadores:
GIZLENE NEDER (Doutor(a) – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE), JESSIE JANES VIEIRA DE SOUSA (Pós-doutor(a) – UFRJ)

016. História de cidades no confronto entre pobreza e cidadania
Coordenadores:
TANIA MARIA FERNANDES (Doutor(a) – Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz)

017. História do Crime e da Justiça Criminal
Coordenadores:
FELIPE SANTOS MAGALHÃES (Doutor(a) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), MARCOS LUIZ BRETAS DA FONSECA (Pós-doutor(a) – Universidade Federal do Rio de Janeiro)

018. História do Esporte e das Práticas Corporais Institucionalizadas
Coordenadores:
JOÃO MANUEL CASQUINHA MALAIA SANTOS (Doutor(a) – Universidade Federal do Rio de Janeiro), RAFAEL FORTES SOARES (Doutor(a) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO))

019. História do Tempo Presente: o conhecimento histórico e seus atores no espaço público
Coordenadores:
ANGELICA MÜLLER (Doutor(a) – Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO), RICARDO MEDEIROS PIMENTA (Doutor(a) – Universidade Severino Sombra)

021. História Econômico-Social: debates
Coordenadores:
MÔNICA DE SOUZA NUNES MARTINS (Pós-doutor(a) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), THÉO LOBARINHAS PIÑEIRO (Doutor(a) – UFF)

022. História oral, imagens e memórias: narrativas políticas na história do Brasil republicano.
Coordenadores:
ANDRÉA CASA NOVA MAIA (Doutor(a) – Universidade Federal do Rio de Janeiro), JUNIELE RABELO DE ALMEIDA (Doutor(a) – UFF)

023. História Rural no Brasil: ofício do historiador, pesquisa e ensino
Coordenadores:
MARCUS DEZEMONE (Doutor(a) – Universidade Federal Fluminense), MARINA MONTEIRO MACHADO (Pós-doutor(a) – Escola Superior de Ciências Sociais CPDOC/FGV)

024. Idéias, Intelectuais e Instituições – Ensino e Pesquisa.
Coordenadores:
FERNANDO ANTONIO FARIA (Doutor(a) – Universidade Federal Fluminense), RICARDO EMMANUEL ISMAEL DE CARVALHO (Doutor(a) – PUC-Rio)

025. Igreja, Sociedade e Poder na Idade Média
Coordenadores:
ANDRÉIA CRISTINA LOPES FRAZÃO DA SILVA (Doutor(a) – UFRJ), LEILA RODRIGUES DA SILVA (Doutor(a) – UFRJ)

026. Imagem e Cultura Visual
Coordenadores:
MARIA TERESA VILLELA BANDEIRA DE MELLO (Doutor(a) – Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro / UERJ), PAULO KNAUSS (Pós-doutor(a) – Universidade Federal Fluminense)

027. Imagens da Morte: a morte e o morrer no mundo Ibero-americano
Coordenadores:
CLÁUDIA RODRIGUES (Doutor(a) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO), FABIO HENRIQUE LOPES (Doutor(a) – UFRRJ)

028. Memórias, Identidades e Conflitos sociais
Coordenadores:
ICLEIA THIESEN (Pós-doutor(a) – UNIRIO/CCH), MARCO AURÉLIO SANTANA (Pós-doutor(a) – IFCS-UFRJ)

029. Militares, sociedade e política
Coordenadores:
CLÁUDIO BESERRA DE VASCONCELOS (Doutor(a) – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro), RENATO LUÍS DO COUTO NETO E LEMOS (Pós-doutor(a) – Universidade Federal do Rio de Janeiro)

030. Museus como locais de ensino e pesquisa histórica
Coordenadores:
JANAINA CARDOSO DE MELLO (Doutor(a) – Universidade Federal de Sergipe)

031. O ensino de História como objeto de pesquisa: usos do passado e historiografia
Coordenadores:
HELENICE APARECIDA BASTOS ROCHA (Doutor(a) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro), MARCELO DE SOUZA MAGALHÃES (Doutor(a) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) – membros do Grupo de Pesquisa Oficinas de História

033. Partidos e organizações políticas dos séculos XX e XXI: entre memória e história.
Coordenadores:
JAYME LÚCIO FERNANDES RIBEIRO (Doutor(a) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)

034. Política Externa, Relações Internacionais e Estudos Estratégicos: Agenda, Temas e Debates.
Coordenadores:
ADRIANO DE FREIXO (Doutor(a) – Universidade Federal Fluminense – UFF), MONICA LEITE LESSA (Doutor(a) – UERJ)

035. Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural
Coordenadores:
ALINE MONTENEGRO MAGALHÃES (Doutor(a) – Museu Histórico Nacional), LEILA BIANCHI AGUIAR (Doutor(a) – Unirio)

036. Religião, Igreja e Sociedade nos Domínios Lusitanos (séculos XVI-XVIII)
Coordenadores:
ANDERSON JOSÉ MACHADO DE OLIVEIRA (Doutor(a) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO), WILLIAM DE SOUZA MARTINS (Doutor(a) – Universidade Federal do Rio de Janeiro)

038. Sociedades Escravistas nas Américas: identidades e sociabilidades no mundo colonial ibérico
Coordenadores:
EUNÍCIA BARROS BARCELOS FERNANDES (Doutor(a) – PUC-Rio), JONIS FREIRE (Doutor(a) – Universidade Salgado de Oliveira – Universo)

039. Subjetividades e Identidades: construções de narrativas em história e o ofício do historiador
Coordenadores:
SUZANA LOPES SALGADO RIBEIRO (Doutor(a) – Universidade Paulista-UNIP e NEHO-USP)

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