logotipo

Debate sobre Ensino de História e políticas educacionais no Brasil

Em 2017, o debate não acabou.

No dia 17 de agosto, às 14hs, vai acontecer no Auditório Paulo Freire, da Unirio, o Debate sobre Ensino de História e políticas educacionais no Brasil. O evento reunirá professores e pesquisadores que conversarão sobre os seguintes temas:

Momento atual das políticas públicas de educação
Daniel Cara (Campanha nacional pelo direito à educação)

Reforma do ensino médio e o ensino de história
Carmen Teresa Gabriel (UFRJ)

Liberdade para ensinar e escola sem partido
Fernando Penna (UFF)

A legislação sobre as relações étnico-raciais no ensino de história
Monica Lima (UFRJ)

O PNLD como política de Estado
Ana Maria Monteiro (UFRJ)

Todos estão convidados para o lançamento da edição “Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas”, livro que tem tem como organizadores Helenice Rocha, Luiz Reznik, e Marcelo de Souza Magalhães, pela editora FGV, e que terá seu lançamento no mesmo dia, às 19hs, na livraria Blooks, na Praia de Botafogo, n. 316 .

 

Comentários

Como se defender do movimento “Escola Sem partido”

A Revista NOVA ESCOLA produziu uma matéria com orientações de como o professor deve agir caso receba uma notificação do Escola sem Partido.

“Segundo advogados consultados por NOVA ESCOLA, documentos contra suposta doutrinação não têm valor legal e podem ser respondidos, deixando claro que o educador não está infringindo direitos.”

Acesse a página da reportagem.

Comentários

AGENDA: ENPEH

O Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História – ENPEH é um evento que tem se consolidado como referência para os Pesquisadores do Ensino de História ao longo de sua trajetória. A partir de 2006, a criação da Associação Brasileira do Ensino de História – ABEH contribuiu para seu reconhecimento como o evento mais significativo no âmbito da pesquisa em Ensino de História.

Em sua décima primeira edição, será sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação, Campus da Praia Vermelha, na cidade do Rio de Janeiro e acontecerá no período compreendido entre 26 e 29 de setembro de 2017, tendo como promotores a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, a Universidade Federal Fluminense – UFF, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RIO, com apoio da ASSOCIAÇÅO BRASILEIRA DE ENSINO DE HISTÓRIA – ABEH.

Saiba mais no site do evento.

Comentários

AGENDA: 31 de maio de 2017 – Ensino de História e Games

A pesquisadora Marcella Albaine convida a todos para o lançamento de seu livro.

Aproveitem e boa leitura!

Comentários

Novidades no Portal OFICINAS DE HISTÓRIA

Estamos empurrando cadeiras, abrindo espaço e arrumando a área Experiência do Professor e a partir de agora ela se chamará “Falando sobre ensino…” e será também um espaço para expor a opinião, análise e debate de nossos colaboradores acerca de temas relacionados ao ofício do historiador/professor.

Para inaugurar o espaço temos a contribuição da Professora de Prática de Ensino e Pesquisa em História na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Maria Lima discorrendo sobre os motivos e impactos do fim da obrigatoriedade do ensino de História no Ensino Médio.

Entrem. Vamos conversar.

Fiquem à vontade.

 

 

Comentários
Página 1 de 712345...Última »