logotipo

Lançamento dia 15 no Rio: ‘Aprender com a história?’ e ‘Escrever vidas, narrar a história’

Os livros “Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão“, sob organização de Fernando Nicolazzi, Helena Miranda Mollo e Valdei Lopes De Araujo, e “Escrever vidas, narrar a história: A biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista“, de autoria de Maria Da Glória De Oliveira, serão lançados no Rio de Janeiro na quinta-feira, às 19 horas do dia 15 de março, à livraria Blooks, na Praia de Botafogo. Os dois livros são obras publicadas pela FGV Editora.

O livro de Maria da Glória de Oliveira, tese de doutorado que deu origem ao título e que recebeu o prêmio Anpuh-Rio de História de 2010, é um dos melhores exemplos das transformações e da vivacidade do campo da história da historiografia no Brasil. Segundo o site da editora, a “autora constrói com os textos um conjunto muito estruturado e novo de problemas que nos ajuda a pensar a experiência moderna no Brasil do século XIX e além”.

O mesmo site divulga o outro título da seguinte forma: “‘Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão’ é resultado de uma provocação feita aos autores pela organização do III Seminário Nacional de História da Historiografia, realizado em 2009 em Mariana, na Universidade Federal de Ouro Preto. É possível aprender com a história? O que se aprende e como isso é feito? Essas perguntas têm recebido diversas e, muitas vezes, polêmicas respostas. Aqui, o tema é abordado de diferentes perspectivas, desde as clássicas afirmações de uma ‘historia magistra vitae’, passando pelas filosofias e ciências da história até o enfrentamento das diversas crises de legitimação da historiografia. Em outras palavras, este livro é a materialização do debate em torno do aprendizado que podemos retirar da e na história”.

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário