logotipo

Lana Mara Castro Siman debate didática do ensino de história

A professora Lana Mara Castro Siman foi a convidada do 2º encontro do Ciclo de Debates Oficinas de História 2012. Siman é doutora em Didática da História pela Université Laval / Canadá, professora de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), do corpo permanente do Mestrado em Educação dessa mesma instituição e ainda professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, desenvolve o projeto “Professores de História levam seus alunos a Museus: entre Concepções e Práticas de Educar pela memória e História”, coordena o projeto “Memória dos Ofícios” e coordena, em parceria, o Labepeh (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da História UFMG).

De especial interesse para o Ciclo de Debates Oficinas de História, Siman tem pesquisas acumuladas com ênfase na aprendizagem em história ao longo dos últimos anos: sobre o desenvolvimento do raciocínio histórico pelas crianças, o papel das interações dialógicas na formação de conceitos históricos, os usos dos Livros Didáticos de História, a aprendizagem da leitura de textos históricos escolares e os desafios para a formação docente.

Lana tem longa experiência na área de formação de professores com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes campos: ensino-aprendizagem, currículo, cultura, saberes e práticas escolares e não escolares, história e práticas de leitura e educação para o patrimônio. Coordenou a Reforma do Ensino de História da SEEMG (2005-2006) e é co-autora das Diretrizes Curriculares Nacionais de História para o Ensino Médio (2006). Participa da rede de correspondentes internacionais da Revista Le cartable de Clio (Suíça) e do Conselho Editorial da Revista ÍBER de Ciencias Sociais (Espanha).

O encontro do dia 9 de maio de 2012 do Ciclo de Debates Oficinas de História foi realizado na Faculdade de Formação de Professores da UERJ – FFP. Lana Mara Castro Siman tratou do tema “Aprender a pensar historicamente: entre cognição e sensibilidades”.

Os interessados em participar dos próximos encontros, para além dos componentes do Grupo de Pesquisa Oficinas de História, devem enviar email para oficinasdehistoria@gmail.com, a título de reserva de lugar na sala. Caso desejem certificado de participação, devem enviar seu nome completo e manifestar explicitamente seu interesse no certificado.

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário