logotipo

Ensino de História & Historiografia: Narrativas, saberes e práticas

Título: Projeto Ensino de História & Historiografia: Narrativas, saberes e práticas
Coordenador/responsável: Márcia de Almeida Gonçalves
2008-2010 – Financiamento: FAPERJ

O projeto buscou refletir sobre a produção, a circulação e o consumo dos discursos historiográficos produzidos para o público escolar, nas escolas e fora delas, em diferentes temporalidades e materialidades. As investigações orientaram-se em torno de dois eixos: o primeiro buscou historicizar e problematizar a elaboração e veiculação de materiais e recursos didáticos relacionados à disciplina escolar história, entre os quais destacam-se os livros didáticos e paradidáticos; o segundo pautou-se na reflexão sobre as condições e formas de realização do discurso historiográfico escolar, com ou sem a mediação de materiais, a partir de uma interlocução entre as áreas de História e Educação.

O projeto foi proposto, sob a coordenação da Professora Márcia de Almeida Gonçalves (UERJ), por oito pesquisadores, de três diferentes instituições (UERJ, UFRJ e PUC-Rio), vinculados ao Grupo de Pesquisa Oficinas de História, criado em 2004 e registrado no CNPq. As metas alcançadas no biênio foram: a) formação de mestres e doutores; b) ampliação de intercâmbios científicos dos membros do grupo, por meio da organização de um seminário nacional e de encontros permanentes com pesquisadores do campo e professores da Educação Básica; c) publicação de livros e artigos; d) construção de acervo de livros didáticos (atuais e antigos) e outros materiais pedagógicos; e) produção de material didático; f) alimentação do site do Grupo Oficinas de História e construção do site do Núcleo de Estudos de Currículos.

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário