logotipo

Conheça a programação do Ciclo de Debates 2012 do Grupo Oficinas de História

O tema do ensino de história está na pauta de debates do Grupo de pesquisa Oficinas de História, registrado no CNPq, entre seus componentes e convidados de diferentes partes do Brasil. Desde 2007, o Grupo realizou diversos seminários que geraram livros publicados que refletem as discussões desses seminários e do próprio grupo na interface entre o ensino de história e a historiografia.

Neste momento, o grupo dá prosseguimento ao ciclo de debates que se iniciou em julho de 2011 e irá até agosto de 2012, em que têm sido recebidos especialistas que exploram o campo do ensino de história em algum de seus aspectos e possibilidades de pesquisa. São convidados do Brasil e do exterior para apresentar suas ideias acerca dos temas que contribuem  para elucidar aspectos das fronteiras em que se encontram os estudos sobre o ensino de história. Tais contribuições resultarão futuramente em um novo livro organizado pelo grupo, juntamente com textos produzidos pelos componentes que versem sobre os temas propostos, a partir de realização de seminário interno.

A primeira convidada deste ano, em encontro realizado em março, na Faculdade de Educação da UFRJ, foi a professora Dra. Maria Auxiliadora Schmidt (UFP), abordando o tema “Consciência histórica e aprendizagem: teoria e pesquisa”. A próxima convidada será Lana Mara de Castro Siman (UEMG), e o evento acontecerá em maio.

Os encontros visam ter como público o próprio grupo presente no Rio de Janeiro, pesquisadores e estudantes. Os interessados em participar de algum encontro do ciclo 2012 deve mandar uma solicitação ao contato do site: oficinasdehistoria.com.br, para reserva.

Programação 2012

1º encontro (20/03/2012, 13h30min):
Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação – sala 220
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Schmidt (UFP).
Consciência histórica e aprendizagem: teoria e pesquisa.

2º Encontro (09/05/2012, 13h30min):
Local: UERJ-FFP São Gonçalo (miniauditório)
Prof. Dra. Lana Mara de Castro Siman (UEMG)
Aprender a pensar historicamente: entre cognição e sensibilidades

3º Encontro (12/06/2012, 13h30min):
Local: Puc-Rio
prof. Dr. Kazumi Munakata (PUC- SP)
História, Consciência Histórica e Ensino de História

4º Encontro (14/08/2012, 13h30min)
Prof. Federico Guillermo Lorenz
El problema de la verdad en la enseñanza del pasado reciente

Realização: Grupo de Pesquisa Oficinas de História

Conheça os pesquisadores do Grupo Oficinas de História

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário