logotipo

Ciclo de debates: próximo convidado, Oldimar Cardoso Pontes

Após os encontros com Flavia Eloisa Caimi, professora da universidade de Passo Fundo, e com a professora Cristiani Bereta, da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, agora é a vez do professor Oldimar Cardoso Pontes vir ao Rio de Janeiro falar sobre o ensino de história no Brasil em um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Oficinas de História. O próximo encontro será no dia 8 de novembro.

Membro da Diretoria da International Society for History Didactics, “fellow” da Alexander-von-Humboldt-Stiftung (desde 2008) e do Georg-Eckert-Institut für internationale Schulbuchforschung (desde 2009), Oldimar é docente e pesquisador de Didática da História da Universität Augsburg,  pós-doutorando do Departamento de História da Universidade de São Paulo (2008-2011), com doutorado (2007) e mestrado (2003) em Educação, bacharelado e licenciatura em História (1995), também pela USP.

Autor das coleções de livros didáticos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio “Tudo é história” e “História Hoje” (Editora Ática), atua desde 1997 como formador de professores e desde 2006 como formador de formadores. Tem experiência nas áreas de História e Educação, com ênfase em Metodologia, Teoria e Didática da História, atuando principalmente nos seguintes temas: funções sociais da História, constituição histórica de sentido, cultura histórica, responsabilização científica, gestão de pessoas, comunicação intercultural, formação de professores e autoconfrontação.

 

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário