logotipo

Caixa de História: conhecer e criar

Título: Caixa de História: conhecer e criar
Coordenador/responsável: Helenice Rocha
2010-2011 – Apoio: Edital Apoio á Melhoria da Qualidade do Ensino nas Escolas Públicas do Rio deJaneiro da Faperj)

Este projeto trata da produção, do conhecimento e do uso na escola de uma tecnologia educacional denominada Caixa de História. A Caixa de é resultado de pesquisa e da criação de atividades didáticas por um grupo de professores da UERJ – FFP vinculados ao Laboratório de História de São Gonçalo e ao Grupo de Pesquisa Oficinas de História.

Até este momento foram produzidas a Caixa de História de São Gonçalo e a de Magé e estão em elaboração a de Itaboraí e a de Niterói. Esse conjunto de caixas vem sendo produzido com o apoio do MEC, da Faperj e outras agências de fomento. Ela foi aprovada como tecnologia educacional para o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC em 2008. Tal material se constitui de atividades impressas organizadas em torno de tipos documentais que funcionam como janelas para tempos passados da história local e um manual de orientações ao professor do Ensino Básico sobre as atividades e suas possibilidades de realização, no qual ainda está presente uma narrativa sucinta sobre a cidade que é objeto da caixa. Pretende contribuir para uma reflexão acerca da formação de identidades e sobre o patrimônio material e imaterial da cidade. A caixa pode ser usada nas aulas de História de diferentes séries do ensino fundamental, em diálogo com os temas e conteúdos curriculares.

O projeto Caixa de Historia conhecer e criar tem os objetivos de contribuir para o conhecimento, por parte dos professores, das potencialidades da Caixa em seu formato impresso; acompanhar e registrar seu uso em sala de aula; divulgar tais experiências na página do grupo de Pesquisa Oficinas de História e Laboratório de História de São Gonçalo; produzir uma versão virtual da caixa e de suas atividades com características adequadas à mídia e acompanhar seu uso na mesma escola ao longo do ano de 2011, também com registro no site.

Estarão envolvidos no projeto os professores autores das caixas, a equipe de direção e coordenação, bem como professores das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Anísio Teixeira e alunos da UERJ, Faculdade de Formação de Professores.

Para saber mais e acompanhar o desenvolvimento do projeto, visite: projetocaixadehistoria.blogspot.com.br.

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário