logotipo

Bibliografia

Esta seção se destina a compartilhar com pesquisadores e professores parte da bibliografia que fundamenta as pesquisas e discussões do grupo e de seus pesquisadores.

Mande para nós suas impressões acerca dessas obras através do Contato.

 

ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

AUDIGIER, François. Regards sur l`histoire, la géographie et l`éducation civique à l`école élémentaire. Institut national de recherche pédagogique, 2004.

ANDRADE, Everardo Paiva de. Mais História e ainda mais Docência. Por uma epistemologia da prática docente no Ensino de História. Campo dos Goytacazes: Ed. Fafic, 2002.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Ed. Cortez, 2004.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (org.). II encontro: Perspectivas do ensino de história. São Paulo: Ed. FEUSP, 1996.

BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 6ª ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2002.

CABRINI, Conceição; et alli. O ensino de história. 3ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

CAIMI, Flávia Eloísa. Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980-1998). Passo Fundo: Ed. UPF, 2001.

CAIMI, Flávia Eloísa. O livro didático e o currículo de história em transição. 2ª ed. Passo Fundo: Ed. UPF, 2002.

CARDONA, F. Xavier Hernàndes. Didáctica de las ciencias sociales, geografia e historia. Barcelona: Ed. GRÁO, 2002.

CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as ciências sociais e a história. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto e GONZÁLES, Maria Fernanda (orgs.). Ensino da história e memória coletiva. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CERRI, Luis Fernando (org.). O ensino de história e a ditadura militar. Curitiba: Ed. Aos Quatro Ventos, 2003.

CERRI, Luis Fernando (org.). Ensino de História e Educação: olhares em convergência. Ponta Grossa: UEPG, 2007.

CORDEIRO, Jaime Francisco P.. A História no centro do debate: as propostas de renovação do ensino de História nas décadas de setenta e oitenta. Araraquara: FCL/ Laboratório Editorial/ UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2000.

CORSETTI, Berenice; et alli. Ensino de História: formação de professores e cotidiano escolar. Porto Alegre: EST, 2002.

DAVIES, Nicholas (org.). Para além dos conteúdos no ensino de história. Rio de Janeiro: ed. Access, 2001.

DENADAI, Erildo. Reflexões Docentes sobre o Ensino de História por meio da Música: uma análise do discurso de professores do sistema municipal de ensino de Vitória. 2006. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Formação e Práxis Político – Pedagógica do Professor, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006.

Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História. ENPEH: novos problemas e novas abordagens. Belo Horizonte: UFMG/FAE/LABEPEH, 2006.

FEIL, Iselda T.S. (coord.). Nosso mundo interessante: o centro de interesse no currículo por atividades. 3ª ed. Ijuí: Livraria UNIJUÍ, 1989.

FELGUEIRAS, Margarida Louro. Pensar a História: repensar o seu ensino. Portugal: Porto Editora, 1994.

FERNANDES, Circe Maria (org.). II Encontro “Perspectivas do ensino de história”. São Paulo: Ed. FEUSP, 1996.

FERRO, Marc. A manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação. 2ª ed. Trad. Wladimir Araújo. São Paulo:Ed. IBRASA, 1983.

 


Algum destes livros influencia suas reflexões e seu trabalho?

Gostaria de sugerir uma leitura?

Divida suas ideias na nossa página  Experiência do Professor


 

18- FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Ed. Papirus, 2003.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História ensinada. 7ª ed. Campinas: Ed. Papirus, 1993.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História e ensino de História. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003.

GASPARELLO, Arlette Medeiros. Construtores de identidades: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Ed. Iglu, 2004.

GATTI JÚNIOR, Décio. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru: Edusc, 2004.

GOULART, Cecília Maria Aldigueri; ABÍLIO, Eleonora Cretton; MATTOS, Margareth Silva de. (orgs.). O ensino inicial da leitura e da escrita na rede escolar municipal de Niterói/RJ. Niterói: PROALE / UFF; FAPERJ, 2007.

GRINBERG, Keila; LAGÔA, Ana Maria Mascia; GRINBERG, Lúcia. Oficinas de história; projeto curricular de Ciências Sociais e de História. Belo Horizonte: Ed. Dimensão, 2000.

GUEDES, João Alfredo Libânio. Curso de didática de história. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Pallas, 1975.

GUEREÑA, Jean-Louis; OSSENBACH, Gabriela; POZO, María Del mar del (coords.). Manuales escolares en España, Portugal y América Latina (siglos XIX y XX). Madrid: Universidade Nacional de Educación a Distancia, 2006.

GUSMÃO, Emery Marques. Memórias de quem ensina História: cultura e identidade docente. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.

HORN, Geraldo Balduíno. O ensino de história: teoria, método e currículo. Curitiba: Ed. Livro de Areia, 2003.

HORN, Geraldo Balduíno; GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de História e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Ed. Vozes, 2006.

JOANILHO, André Luiz. História e prática: pesquisa em sala de aula. Campinas: Ed. Mercado de Letras, 1996.

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Ed. Contexto, 2003.

LEME, Dulce Maria P. Camargo. Et alli. O ensino de estudos sociais no primeiro grau. São Paulo: Ed. Atual, 1986.

MALATIAN, Teresa; DAVID, Célia Maria (orgs.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação. São Paulo: Ed. UNESP, Pré-reitoria de Graduação, 2004.

MARTINS, Angela Maria; ABUD, Kátia (coords.). O tempo e o cotidiano na História. são Paulo: Ed. FDE. Diretoria Técnica, 1993.

MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.). História do ensino da história no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Access, 1998.

MENDONÇA, Nadir Domingues. O uso dos conceitos: uma tentativa de interdisciplinaridade. 2ª ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 1985.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: bases legais/ Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias/ Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/ SEF, 1998..

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. DP&A, 2000.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Ensino de História: entre saberes e práticas. 2002. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores de História: Entre Saberes e práticas. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X, 2007.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs). Ensino de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X: FAPERJ, 2007.

 


Conheça as publicações dos pesquisadores

do Grupo Oficinas de História


 

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2005.

NETO, José Miguel Arias (org.). Dez anos de Pesquisas em Ensino de História. Londrina: Ed. AtritoArt, 2005.

NIDELCOFF, Maria Teresa. A escola e a compreensão da realidade. 16ª ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989.

NIKITIUK, Sônia M. Leite (org.). Repensando o ensino de história. São Paulo: Ed. Cortez, 1996.

PEREIRA, Álvaro. Cara ou coroa: tudo o que você precisa saber sobre monarquia, república, parlamentarismo e presidencialismo. 4ª ed. São Paulo: Ed. Globo, 1993.

PINSKY, Jaime (org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Ed. Contexto, 1998.

PORTELA, Rosalva; CHIANCA, Rosaly, Maria Braga. Didática de Estudos Sociais. 6ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 1999.

REIS, Carlos Eduardo dos. História social e ensino. Chapecó: Ed. Argos, 2001.

RICCI, Claudia Sapag; SCALDAFERRI, Mallard Dilama Célia; DUTRA, Soraia Freitas (orgs.). Cadernos LABEPEH: série diálogos. Belo Horizonte: UFMG/ FAE/ LABEPEH, 2006.

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. O lugar da linguagem no ensino de História: entre a oralidade e a escrita. 2006. 462 f. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

ROCHA, Helenice (Org.) ; MAGALHAES, M. S. (Org.) ; REZNIK, L. (Org.) . A história na escola, autores, livros e impressos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009.

ROCHA, Helenice (Org.) ; GONTIJO, R. (Org.) ; MAGALHAES, M. S. (Org.) . A escrita da história escolar: memória e historiografia. 1a. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2009.

ROSSI, Vera Lúcia Sabongi; ZAMBONI, Ernesta (orgs.). Quanto tempo o tempo tem! Campinas: Ed. Alínea, 2003.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de história: 1º grau. São Paulo: SE/CENP, 1992.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Ed. Scipione, 2004.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene Rosa (orgs.). III Encontro: Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Ed. Aos Quatro Ventos, 1999.

SERRANO, Jonathas. Como se ensina história. São Paulo: Ed. Companhia Melhoramentos, s/d.

SILVA, Marcos A. da Silva (org.). Repensando a história. 2ª ed. Pinheiros: Ed. Marco Zero, s/d.

SILVA BRANDÃO, Maria Luciana. Trajetórias de Vida. Coronel Fabriciano: Ed. UnilesteMG, 2004.

SILVA, Thelma Nobre Machado Bittencourt; RABELLO, Heloisa de Jesus. O ensino da história: utilização do documento escrito. Niterói: EDUFF, 1992.

SIMAN, Lana Mara de Castro; FONSECA, Thais Nívia de Lima e (orgs). Inaugurando a História e construindo a nação; discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001.

SIMÕES, Regina Helena Silva; FRANCO, Sebastião Pimentel; SALIM, Maria Alayde Alcântara (orgs.). Ensino de História, seus sujeitos e suas práticas. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2006.

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ed. Ática, 2006.

 

Periódicos (dossiês temáticos)

Cadernos CEDES, v. 25, no 67, Set./Dez. 2005.

SAECULUM – Revista de História, ano 12, n. 15 . João Pessoa: Departamento de História/ Programa de Pós-Graduaçao em História/ UFPB, jul./ dez. 2006.

Revista Brasileira de História, v. 30, 2010.

Revista Educação e Realidade, v. 36. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

 

 

Fique por dentro das novidades do Grupo de Pesquisa Oficinas de História

Be Sociable, Share!