logotipo

Anpuh-Rio tem sua primeira edição de Prêmio de Ensino

Com a finalidade de contribuir para a divulgação das experiências criativas e incentivar a inovação de professores e escolas no ensino de História do Rio de Janeiro, é lançada a primeira edição de seu Prêmio de Ensino José Luiz Werneck da Silva. “Além de seu trabalho como historiador, o professor Werneck cativou muitos alunos e admiradores, não apenas pela qualidade de suas aulas, mas também pela delicadeza e generosidade de seu temperamento”, finaliza a nota biográfica – disponibilizada no site da Anpuh-Rio – sobre o homenageado.

Entre os títulos de Werneck, encontram-se “A Deformação da História ou Para não esquecer” (Ed. Zahar, 1985), no qual registrou, através de depoimentos de professores e historiadores, a memória da repressão e da resistência à ditadura militar; “O Feixe e o Prisma: uma revisão do Estado Novo” (Ed. Zahar, 1991), organizado a partir de textos apresentados no Colóquio “Estado Novo e Autoritarismo no Brasil” (1987). A nota ainda destaca o pioneiro livro didático: “Brasil: uma história dinâmica” (Cia Ed. Nacional, 1971-72), em co-autoria com Ilmar Rohloff de Mattos e Ella G. Dottori.

Regras e prêmios

Publicado no mesmo site, o regulamento determina: “Será aceita uma experiência de Ensino de História de um professor, ou, no máximo, dois, em coautoria. (…) As experiências inscritas deverão ter sido desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2011 e primeiro bimestre de 2012, com conhecimento da direção da escola.”

“O prêmio para o primeiro colocado será concedido, em cerimônia própria com diplomação, e na forma de uma viagem uma cidade histórica brasileira, com direito a acompanhante, no caso de premiação individual. Em caso de prêmio para uma dupla em coautoria, cada um dos professores receberá uma viagem sem direito a acompanhante (passagem e hospedagem definidas pela Diretoria Executiva da Anpuh-Rio). O prêmio será divulgado antes da Assembléia Geral da Anpuh-Rio em 2012. A escola à qual se vincula o professor ou dupla de professores coautores receberá um conjunto de livros para sua biblioteca definido pela Diretoria Executiva da Anpuh-Rio. Parágrafo Único – A critério da Comissão Julgadora, poderão ser concedidos até dois títulos de menção honrosa para os trabalhos inscritos.”

Leia o regulamento completo ou visite o site da Anpuh-Rio.

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário