logotipo

Culturas Políticas e Usos do Passado

Culturas Políticas e Usos do Passado: política, patrimônio e ensino de história
Coordenador/responsável: Daniel Aarão Reis
2010-2012 – Apoio: Pronex / Faperj / CNPQ

O projeto propõe investigar múltiplos usos do passado, considerando a cultura histórica como elemento articulador. As investigações organizam-se em torno de duas linhas de pesquisa. A primeira Política, Intelectuais e Cultura Histórica investiga os intelectuais e suas produções, que contribuem para a construção e reprodução de representações sobre o passado. A segunda Culturas, Identidades e Patrimônio investiga as leituras do passado promovidas por atores diversos (negros, índios, imigrantes, mulheres, trabalhadores etc.), envolvidos em processos de construção identitária. Enfatizaremos o estudo das relações entre cultura histórica e práticas de intervenção política, entendidas em sentido estrito e mais amplo, especificamente, nos processos de patrimonialização e ensino de história.

O projeto é proposto por onze pesquisadores principais de diferentes instituições, sob a coordenação do Prof. Dr. Daniel Aarão Reis Filho (UFF), apoiados por uma equipe de vinte e três pesquisadores associados, todos vinculados a instituições universitárias do estado do Rio de Janeiro (UFF, UERJ, UFRRJ, UFRJ, IUPERJ/UCAM, CPDOC/FGV, PUC-Rio). As metas a serem alcançadas são: 1. manter e renovar as condições de infraestrutura, que viabilizam as ações do Núcleo; 2. formar doutores, mestres e graduados com pesquisas sobre o tema do projeto; 3. ampliar intercâmbios, por meio de colóquios e workshops nacionais e internacionais; 4. publicar livros e artigos; 5. experimentar novas possibilidades de escrita da história, por meio da produção de filmes historiográficos; 6. produzir e disponibilizar fontes orais e visuais para consulta, com catálogo acessível on-line; 7. organizar cursos dedicados à formação continuada de professores; 8. atualizar e manter o portal do Núcleo e os sítios virtuais dos grupos envolvidos; 9. desenvolver material didático sobre os temas do projeto.

O Grupo de Pesquisa Oficinas de História se insere neste projeto realizando pesquisas sobre os temas do projeto em sua interface com o ensino de história, realizando encontros e publicando livros a partir desses encontros.

Be Sociable, Share!


Deixe um comentário